top of page

Cirurgia Neonatal

Para o paciente com até 28 DIAS de vida

Trata-se de uma área bastante delicada e que exige conhecimento especializado. A Cirurgia Neonatal dedica-se ao atendimento cirúrgico de bebês recém-nascidos, de até 28 dias de vida.

A Cirurgia Neonatal é indicada para os bebês portadores de malformações congênitas (que nascem com alguma alteração) e para pacientes prematuros ou não, mas que venham a apresentar complicações que necessitam de tratamento cirúrgico. Estas ocorrências devem ser tratadas pelo Cirurgião pediátrico.

Na prática, o Cirurgião pediátrico trabalha de forma integrada com a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI Neo). Essa interação é importante para o melhor controle clínico do bebê no pré e pós-operatório.

Entre os procedimentos neonatais realizados por ela, estão:

  • Cirurgias Torácicas: atresias de esôfago, entre outras.

  • Cirurgias Abdominais: Megacólon Congênito, anomalias anorretais, atresias intestinais, enterocolite, alterações congênitas na parede intestino (como Gastrosquise e Onfalocele), malformações no diafragma (Hérnia Diafragmática), entre outras.

Cirurgia Intrauterina (ou Cirurgia Fetal)

A cirurgia fetal, também conhecida como cirurgia intrauterina ou pré-natal, é o ramo da medicina fetal que utiliza uma série de técnicas cirúrgicas para tratar defeitos congênitos e problemas enquanto o bebê ainda está na barriga da mamãe.

Algumas situações atualmente podem ser tratadas pela cirurgia fetal, vejamos algumas delas. 

Quando é preciso meu trabalho?

Os bebês devem sempre ser acompanhados por um pediatra mensalmente no primeiro ano de vida. Se o pediatra da família suspeitar da necessidade de uma cirurgia, é o momento de buscar o especialista em cirurgia pediátrica.
Em alguns casos, como o de um mini paciente que já está internado no hospital é necessária uma conversa com o pediatra que acompanhou o caso para assim buscar o melhor tratamento 😉
Mas aí surge a pergunta: “Mas Dra. Mari e quando pensamos nas gestantes?” Bom, caso seja detectado no pré-natal alguma má formação congênita, a ida ao cirurgião deve ser feita ANTES do nascimento. É possível programar o melhor local para o bebê nascer e já ser acolhido!

bottom of page